Assédio sexual: como barrar esse comportamento nas empresas?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / londondeposit A Inteligência Emocional é uma importante aliada no ambiente corporativo para barrar qualquer tipo de assédio na organização

O assédio sexual está sendo cada vez mais discutido na mídia, nas redes sociais e no mercado de trabalho. No mês de fevereiro, quando o Brasil “para” por conta do feriado mais longo e famoso do ano – o carnaval – o termo atinge um nível de busca ainda maior na internet. Isso ocorre porque durante essa época, o clima festivo pode passar a impressão de que “está tudo liberado”. Em contrapartida, a preocupação e camapnhas contra o assédio também aumentam durante essa época.

O assédio é uma prática que sempre existiu em diversos ambientes. Porém, nos últimos anos, a tolerância com esse tipo de comportamento vem diminuindo. Um exemplo disso é a onda de denúncias que vieram à tona e comprometeram a carreira de grandes nomes de Hollywood. No Brasil, também pipocaram casos de pessoas públicas que foram denunciadas por assédio.

As marcas já entenderam a necessidade de se readequar

As marcas já perceberam a necessidade de uma readequação e mostram, nos últimos anos, uma clara mudança de posicionamento. Um exemplo são as marcas brasileiras de cerveja que começaram a rejeitar ações mais brutas de marketing e  também os estereótipos que acabam objetificando a imagem da mulher. As novas campanhas estão muito mais diversificada e conversam com vários públicos.

Isso ocorre por um conjunto de circunstancias

  • O aumento do consumo feminino
  • O posicionamento nas redes sociais
  • As novas gerações que são mais críticas
  • O retorno muito rápido por parte do consumidor
  • Reconfiguração da estrutura familiar
  • Mais acesso à informação

Como lidar com o assédio sexual nas organizações

A Inteligência Emocional é uma importante aliada no ambiente corporativo para barrar qualquer tipo de assédio na organização – seja moral ou sexual. Quando as competências emocionais são desenvolvidas nos colaboradores, é muito mais fácil garantir um ambiente com muito mais harmonia e respeito, livre de qualquer tipo de situações desagradáveis e reprováveis como o assédio.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter