Aprenda como lidar com os pontos fracos de uma pessoa no trabalho com sutileza

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

desenho de trabalhador entre símbolo de positivo e negativo
O primeiro passo para aceitar as limitações de outra pessoa é começar a aceitar seus próprios pontos fracos.

Todas as pessoas têm pontos fortes e pontos fracos, e é natural que um indivíduo seja muito bom em determinadas atividades ao mesmo tempo que apresenta dificuldade para executar outras tarefas. Para construir relações saudáveis, é preciso aprender a aceitar o outro da forma que ele realmente é, o que inclui seus pontos fracos.

Para que você saiba lidar com os pontos fracos e explorar os pontos fortes de uma pessoa, é necessário primeiro aprender a lidar com seus próprios pontos fortes e fracos. Se você não se ama e não se aceita, dificilmente amará e aceitará as pessoas que convivem com você.

O que são pontos fortes e pontos fracos

Os pontos fortes e fracos de um indivíduo estão associados às suas habilidades, limitações e personalidade. Essas características normalmente são desenvolvidas a partir dos aprendizados e das experiências vividas desde a gestação até a primeira infância (que vai até os seis anos de idade). Além disso, as habilidades e limitações podem ser desenvolvidas como mecanismos que o inconsciente cria para proteger a pessoa de algo.

Diferença entre pontos fortes e pontos fracos

Os pontos fortes dizem respeito às coisas que o indivíduo executa naturalmente e sem esforço, como se tivesse nascido com habilidade para a tarefa. Alguns exemplos de pontos fortes são: habilidade de comunicação, capacidade de planejamento, criatividade, otimismo, resiliência, habilidades matemáticas, aptidão artística, foco, comprometimento, cumplicidade e organização.

Os pontos fracos, por sua vez, são representados pelas tarefas que o indivíduo tem dificuldade para executar. Essas limitações pessoais podem interferir negativamente nas atividades, atrapalhando as relações e o desenvolvimento da pessoa. Exemplos de pontos fracos: dificuldade de expor as opiniões, desorganização, pessimismo, descontrole emocional, falta de foco, imaturidade, falta de flexibilidade, falta de comprometimento, dificuldade de lidar com críticas, falta de pontualidade e excesso de perfeccionismo.

Como lidar com os pontos fracos de uma pessoa no trabalho

Todas as pessoas que convivem em um ambiente de trabalho possuem pontos fortes e pontos fracos. Para manter a harmonia e a produtividade, portanto, é fundamental ter Inteligência Emocional para lidar com os diferentes tipos de pessoa e suas particularidades.

O primeiro passo para aceitar os pontos fracos de uma pessoa é a autoaceitação: você precisa conhecer e saber lidar com seus próprios pontos fortes e fracos. Quando você consegue se aceitar e gostar de tudo o que você é, se torna capaz de aceitar também as limitações dos outros.

Seja flexível, compreensível e menos crítico com você. Essa maneira de se relacionar consigo mesmo refletirá automaticamente em suas relações, e você terá mais facilidade para lidar com as limitações e pontos fracos de uma pessoa. O autoconhecimento é a chave. Quer se conhecer a fundo? O Método LOTUS pode lhe ajudar a transformar suas relações por meio da autoaceitação.

Imagem: © Depositphotos.com / digitalgenetics

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter