Ansiedade no amor: como evitar dar um passo em falso?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / Fizkes É preciso muito diálogo para saber se as expectativas do casal estão alinhadas

Quando entramos em um relacionamento, é comum criarmos expectativas e olhares diferentes para diversas situações diárias que ocorrem, desenvolvendo assim conflitos internos e externos no relacionamento e na vida pessoal.  A ansiedade pode marcar essa fase de início e acabar atrapalhando o casal.

Por sermos pessoas diferentes, devemos entender que a sua expectativa para o relacionamento pode não ser a mesma que seu parceiro. Nesse caso, a empatia deve estar presente, pois é preciso entender que cada ser humano leva bagagens emocionais divergentes durante sua criação.

Pare e pense: quais são as expectativas geradas que meu parceiro tem para esse relacionamento? Será que são as mesmas que as minhas?

Dicas para evitar cair em uma armadilha amorosa

Seja sincero

O primeiro passo é deixar claro o que você pretende gerar futuramente. O diálogo é a peça chave para evitar desentendimentos. Invista nele! É sempre importante deixar suas intenções mais transparentes possíveis.

Se baseie na realidade

Nem sempre as coisas acontecem do jeito que esperamos; e a vida é assim em todas as esferas que nos rodeiam. As decepções são inevitáveis, assim como os erros. É preciso aprender com elas para que você o encontre o caminho certo.

Não confunda amor com carência

Nenhum amor é a sua metade da laranja. Às vezes, nos precipitamos por estarmos sentindo falta de carinho e atenção, e deixamos que qualquer um preencha essa vaga em nosso coração. É extremamente importante que você saiba que a única pessoa que pode te completar, é você mesmo. Cuide de você, e se ame em primeiro lugar. Uma companhia deve ser um complemento, que te transborde e te faça sentir amado, mas não o motivo da sua felicidade. Antes de ser feliz com alguém, você precisa ser feliz consigo mesmo.

Vá com calma!

Às vezes, quando queremos muito alguma coisa, acabamos nos precipitando demais. Tente ir com calma e sem criar muitas expectativas. Deixe fluir! Sem se precipitar ou se distanciar demais: se for para ser, será. Menos preocupação com o “e se…” e mais preocupação em viver o presente; desfrute dos momentos ao lado do companheiro e, mesmo se não se transformar em um relacionamento, serão ótimas memórias guardadas e muito aprendizado!

Desenvolva sua Inteligência Emocional

O primeiro passo para não se iludir amorosamente é conhecer a si próprio e entender o que você está sentindo e espera da relação. Conheça seus sentimentos, aprenda a lidar com suas emoções e saiba ouvir os sinais.

Se você quer aprender a reconhecer e determinar seus próprios sentimentos, além de aprender a lidar com eles, venha para o Método Lotus – um treinamento de imersão para que você adquira um autoconhecimento e controle emocional.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter