Amizade possessiva: como a psicologia explica o problema

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / photography33 Pessoas possessivas têm o poder se sugar todas a energia dos outros.

Embora a possessividade e ciúmes normalmente sejam associados apenas aos relacionamentos amorosos, é comum que este sentimento de posse e a exigência de exclusividade aconteça também entre amigos. Limitar a liberdade do outro é uma atitude que está relacionado ao medo, desconfiança e insegurança.

Pessoas possessivas carregam a crença de que podem ser abandonadas ou rejeitadas a qualquer momento. Indivíduos assim geralmente sofreram com a rejeição durante a infância ou interpretaram errado algumas situações vividas quando crianças. Um exemplo disso pode ser observado em filhos mais velhos que precisaram dividir a atenção da mãe com o irmão mais novo.

Pessoas possessivas esgotam rapidamente quem convive com elas, pois sugam a energia dos outros e não deixam espaço para as necessidades e interesses individuais dos amigos, familiares, colegas e cônjuges.

Fatores que desencadeiam o sentimento de posse

Falta de amor próprio

Pessoas que colocam muita expectativa nas amizades buscam suprir a falta de amor próprio no outro por terem dificuldades para se sentirem completos sozinhos.

Falta de autoestima

Pessoas com autoestima baixa tendem a ser possessivos com seus amigos porque têm medo de acabarem sozinhos. Esta é uma atitude inconsciente e que não tem a intenção de fazer mal ao outro.

Insegurança

A falta de confiança nas próprias habilidades e capacidades faz com que esses indivíduos se sintam ameaçados diante de outras pessoas.

Necessidade de controle

A necessidade de controlar tudo é uma característica de pessoas que precisam se autoafirmar. O possessivo tem muito medo de não ser suficiente e acabar abandonado, apresentando uma grande dificuldade para estabelecer uma relação de confiança e perceber que o controle apenas desgasta as amizades e os relacionamentos em geral.

Como lidar com uma amizade possessiva

Por mais desgastante que seja lidar com pessoas possessivas e ciumentas, é possível que você se sinta admirado e importante dentro dessa amizade. Caso isso ocorra, vale ficar atento para a possibilidade de você estar alimentando esse tipo de relação. Cuide dos seus próprios medos e inseguranças, aprenda a lidar com suas emoções e mude seu comportamento. Além disso, você pode adotar as seguintes atitudes:

Estabeleça limites

Imponha seu espaço e não abra mão de sair e conviver com outras pessoas só para não despertar a insegurança da outra pessoa.

Cuidado com a manipulação

Ao serem recriminadas por conta do nível de exigências, a tendência natural desses indivíduos é reverter a situação e nos fazer questionar se a nossa atitude é a mais correta. Usam a culpa para conseguirem o que querem.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

O sentimento de posse é consequência de questões psicológicas que precisam de atenção e cuidados. Complexo de inferioridade, insegurança e traumas de infância podem causar uma série de doenças emocionais e ocorrem pela falta de autoconhecimento e falta de habilidade para lidar com as próprias emoções. Desenvolver sua Inteligência Emocional é uma das principais formas de tratar essas questões. Indique o Método LOTUS para seu amigo, temos uma equipe treinada para atendê-lo.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter