Afinal, existe amizade entre homem e mulher?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / yobro10 A relação de amizade entre homens e mulheres é relativamente nova, e passou a existir apenas quando as mulheres entraram no mercado de trabalho.

A amizade é uma relação afetiva que envolve amor, cuidado, lealdade e companheirismo. Há quem diga que é possível existir amizade sem interesse e segundas intenções entre sexos opostos, embora algumas pesquisas apontem que a atração física está presente na maioria dessas relações.

A relação de amizade entre homem e mulher é nova, e só começou a existir e ser considerada normal nos anos 70, quando as mulheres ingressaram no mercado de trabalho. Antes disso, as mulheres só conviviam com pessoas do sexo oposto nas relações familiares e, por isso, esse tipo de relação sempre foi um assunto polêmico.

Benefícios da amizade entre homem e mulher

O melhor benefício das amizades intersexuais é a ausência de competitividade. Em geral, homens e mulheres não disputam por amor, pela melhor roupa, pelo corte de cabelo, e por diversos fatores que geram competição entre amigas mulheres e dentro de grupos de amigos homens.

Além disso, homens geralmente são mais práticos e racionais, enquanto as mulheres são mais sensíveis e detalhistas. Em muitos momentos a mulher precisa ser mais racional e o homem mais sensível e, nesse sentido, a amizade entre sexos opostos pode beneficiar os dois lados.

Existe amizade entre homem e mulher?

Diversas pesquisas afirmam que sempre existe atração física nas amizades entre pessoas de sexos opostos, sendo que os homens desejam mais as amigas do que elas os desejam.

Uma pesquisa realizada na Universidade Wisconsin-Eau Claire diz que os homens frequentemente são atraídos por suas amigas e estão mais propensos a acreditar que elas se sentem atraídas por eles. As mulheres, porém, revelam total falta de interesse sexual no amigo do sexo oposto e juram ter certeza de que eles não sentem nada por elas.

Enquanto as mulheres parecem ter uma reação realmente desinteressada com seus amigos, eles cultivam a esperança de obter sexo e romance a partir desta amizade. Além disso, o estudo mostrou que, à medida em que vão envelhecendo, os homens perdem o interesse em suas amigas.

Outro estudo comprovou que os homens se sentem mais confortáveis em contar seus problemas mais íntimos para mulheres do que para seus amigos homens. As mulheres, em geral, também se sentem assim quando pensam que suas amigas não conseguirão entender pelo o que está passando.

Polêmicas à parte, a atração física entre amigos de sexos opostos pode não ser tão ruim assim, como indica outro estudo conduzido pela pesquisadora americana Heidi Reeder. Ao ouvir cerca de 300 pessoas de ambos os sexos, ela chegou à conclusão de que 20% dos entrevistados já haviam tido relações sexuais com um amigo ou uma amiga pelo menos uma vez na vida. Destes, 76% disseram que a amizade melhorou depois do sexo e metade deles começou um relacionamento amoroso com o amigo, mesmo que essa não fosse a intenção original.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter