Tel: 11 2985-5949
Fale com um consultor pelo WhatsApp

Afinal, como se autoconhecer? A Inteligência Emocional pode me ajudar?

Publicado em: 11/08/2017 Por: Equipe SBie

© Depositphotos.com / SIphotography Os indivíduos que desenvolvem o autoconhecimento possuem uma capacidade muito maior de controlar todos os tipos de situações de sua vida cotidiana.

A Inteligência Emocional é composta por uma série de habilidades que possibilitam uma vida mais equilibrada. Ao desenvolver competências como o autoconhecimento, por exemplo, é possível conseguir um reconhecimento dos seus comportamentos, limitações e habilidades. O autoconhecimento é um dos pilares fundamentais para desenvolver a Inteligência Emocional e, assim, permitir que o indivíduo olhe para as próprias emoções e entenda como são suas reações diante de cada uma delas.

Pessoas que se dedicam a desenvolver o autoconhecimento adquirem um controle maior em todos os tipos de situações da vida cotidiana. Isso acontece porque o autoconhecimento e o autodomínio estão completamente relacionados, e um depende diretamente do outro para existir.

Se você deseja enfrentar os desafios de maneira inteligente, entender como você reage diante dos problemas e aprender a focar no lado positivo de todas as situações, confira algumas dicas de Inteligência Emocional que poderão te auxiliar neste processo de autoconhecimento:

Dicas de Inteligência Emocional para desenvolver o autoconhecimento

Aprenda a gerencias suas emoções

Para fazer escolhas de maneira consciente é fundamental saber gerenciar as próprias emoções, uma tarefa que exige a realização de um exercício de reconhecimento sobre como cada emoção interfere em suas reações e comportamentos. Dessa forma, você não perderá mais tempo tentando encontrar culpados pelas situações difíceis da vida e passa a assumir a responsabilidade por tudo que acontece.

Lembre-se: indivíduos que adquirem consciência sobre os próprios comportamentos conseguem fazer escolhas assertivas e não deixam as emoções impactarem negativamente em suas ações e relacionamentos.

Dedique-se a saber quem você é

Entenda o que você realmente gostaria de estar fazendo em todos os âmbitos da sua vida. Muitas vezes, os seres humanos deixam a vida correr no piloto automático e acabam se afastando da sua própria essência e sonhos. Para nos aproximarmos de quem somos verdadeiramente, é preciso se conhecer, compreender e aceitar-se.

Portanto, identifique suas principais habilidades e dons naturais, assim como suas fraquezas e pontos que precisam ser desenvolvidos. Valorize e ressalte seus pontos fortes e use-os a seu favor. Não desperdice tempo se culpando pelas falhas ou características que você condena, e prefira canalizar essa energia para encontrar alternativas práticas para melhorar e se desenvolver.

Descubra e enfrente seus medos

Quantos sonhos você deixou na gaveta por causa do medo da frustração? Muitas vezes, permanecemos em um emprego que não gostamos por medo de sair da zona de conforto, ou insistimos em um relacionamento em que não existe mais amor apenas por medo da solidão. Dedique-se a descobrir quais são os medos que te impedem de tomar decisões e, como consequência, te afastam dos seus reais desejos.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

A Inteligência Emocional não é uma disciplina ensina na escola ou na universidade, um fato que explica porque a depressão é considerada um dos transtornos que mais cresce em todo planeta. As pessoas, muitas vezes, vivem uma rotina estressante e infeliz — o que acaba ocasionando o desenvolvimento de doenças associadas a causas emocionais.

No Método LOTUS é possível descobrir como desenvolver seu autoconhecimento e maturidade emocional de forma prática e profunda: são dois dias dedicados a um mergulho capaz de transformar a maneira como você lida consigo mesmo, com suas emoções e seus relacionamentos.

 

Não perca mais essa grande
oportunidade de mudar sua vida!

Pesquisas constatam que pessoas com alto grau de
Inteligência Emocional são mais realizadas e felizes.