Inscreva-se para receber nossa newsletter

© Depositphotos.com / monkeybusiness Saber identificar possíveis sinais de carência nos filhos, pode evitar algumas atitudes como agressividade, birra e brigas na escola sem motivo.

Depois de um dia intenso e estressante de trabalho pode ser difícil encontrar paciência para lidar com os filhos, especialmente quando alguma situação foge do seu controle ou não sai conforme o esperado. Comportamentos como birra, se recusar a comer, quebrar as coisas, brigar com os irmãos ou chutar a bola no teto podem indicar que as crianças estão precisando de mais atenção.

As crianças sempre buscam atenção pelo viés positivo, mas quando não encontram, começam a apresentar comportamentos para “desafiar” os pais na tentativa de receber mais carinho. Caso seus filhos estejam agressivos, brigando na escola, ficando doentes ou se machucando muito, fique atento: pode ser um sinal de que seu filho está carente e precisa de mais tempo com você.

Dicas para não perder a paciência com os filhos

Dedique mais tempo às crianças

As crianças demandam tempo e dedicação, e cabe aos pais reservar momentos do dia para brincar com os filhos e conversar com eles. A incompreensão e a falta de paciência surgem quando os pais não entendem que as crianças precisam de atenção para se sentiram amadas.

Dê bons exemplos

Os filhos repetem o comportamento dos pais. É importante que você seja um bom exemplo e faça exatamente aquilo que exige do seu filho.

Respire

A paciência é um hábito que exige prática diária. Quando você sentir que a calma está indo embora, feche os olhos e respire fundo. Lembre-se que seus filhos estão te testando e que é justamente nessa hora que precisam de mais atenção.

Estabeleça diálogo

A conversa é sempre a melhor opção. Abaixe e fique na altura dos olhos do seu filho e, sem alterar o tom de voz, converse com ele sobre seu comportamento.

Tenha uma rotina

Estipular horários para acordar, dormir, fazer as refeições, estudar, brincar e assistir televisão é importante para estabelecer uma rotina organizada e que crie senso de responsabilidade nas crianças.

Evite o “porque não”/ “porque sim”

“Porque não” é sempre uma resposta que confunde a criança e gera um sentimento de injustiça. Em vez de dar a resposta mais fácil para você, prefira explicar para o seu filho os motivos de suas decisões.

Estabeleça limites

Durante os primeiros meses e anos de vida, a criança é totalmente dependente dos pais ou cuidadores. Mas, aos poucos, ela começa a interagir com o mundo e os limites e regras são importantes para entender que nem todos os desejos podem ser satisfeitos. Imponha limites a seus filhos, mas sempre com carinho e conversa.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Se você está com dificuldade para se relacionar com seus filhos e a impaciência está cada vez maior, chegou o momento de parar, respirar fundo e fazer algo por você e sua família. Quando temos dificuldade de nos relacionar com o outro, na verdade estamos com dificuldade de nos relacionar com nós mesmos. Descubra o Método LOTUS, desenvolva sua Inteligência Emocional, mude sua vida e conquiste uma rotina mais saudável para você e sua família.

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

autossabotagem o que é

A autossabotagem é definida pelo medo que a pessoa tem de correr riscos e assumir novas responsabilidades. Como identificar isso?

Leia Mais ►

Quando analisamos o tipo de temperamento que mais condiz com nossas características, tendências emocionais, humor e personalidade, conseguimos compreender muitas coisas a nosso respeito.

Leia Mais ►

Precisamos repensar sobre a educação que damos aos nossos filhos e também sobre nossas próprias crenças. Por isso, separamos alguns documentários e livros que abordam o conceito de masculinidade.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter