8 dicas de como treinar o cérebro para estudar

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / Wavebreakmedia Para que os estudos não se tornem chatos e tediosos, é preciso entendê-los como degraus para o sucesso.

Bons hábitos tornam a vida mais produtiva e saudável, enquanto os maus hábitos prejudicam e podem adoecer o indivíduo. Muitos hábitos, bons ou ruins, são vistos como obrigação e acabam se tornando um peso no dia a dia, exigindo muito mais esforço do que realmente merecem.

Quando suas obrigações são transformadas em atitudes positivas para realizar seus sonhos e alcançar objetivos específicos, você naturalmente se sente mais motivado para se dedicar a essas tarefas. Essa é a postura que deve ser adotada nos estudos, que devem ser encarados como degraus para alcançar o sucesso.

Dicas para treinar o cérebro para estudar

Tenha um propósito

Tudo que você quer alcançar na vida depende do seu envolvimento e dedicação. Por isso, encontre os propósitos por trás dos seus estudos e se mantenha sempre motivado e envolvido. Aonde você quer chegar? Quais seus maiores sonhos? Onde os estudos levarão você? Faça uma lista dos seus sonhos e deixe-a em um local visível, garantindo que você lembre deles com frequência.

Organize seus estudos

Estabeleça uma rotina para se dedicar aos estudos, elaborando um plano com horários e matérias. Lembre-se de fazer pausas a cada hora de estudo.

Encontre a melhor forma de estudar

Existem diversas formas de aprender: escrever, ler, ouvir, resumir, fazer exercícios, explicar para outra pessoa. Descubra qual desses métodos funciona melhor com você e favoreça seu aprendizado.

Comece pelo mais desafiador

A maioria das pessoas deixa as matérias mais chatas e difíceis para estudar por último, adiando o sofrimento e favorecendo a procrastinação. O ideal é começar justamente por aquilo que é mais desafiador para acabar logo com o sofrimento e ter mais tranquilidade para se dedicar às outras matérias.

Evite distrações

Quando estiver estudando, desative as notificações do celular, desligue a televisão e evite comer. Assim, você coloca toda a atenção nos estudos.

Relaxe

Quando não estiver estudando, faça atividades relaxantes e que proporcionem prazer. É importante esvaziar a mente e recarregar as energias.

Seja tolerante

Não se cobre tanto e tenha em mente que você nunca estará 100% preparado para todas as situações. Em vez de buscar a perfeição, busque a certeza que você deu seu melhor.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter