8 dicas de como recomeçar a vida profissional após um negócio que deu errado

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / ra2studio Quando algum projeto profissional não sai conforme o esperado, é importante ter Inteligência Emocional para lidar com o fracasso e aprender com os erros.

Tudo o que fazemos na vida envolve riscos, e tem 50% chances de dar certo e outros 50% de chance de dar errado. Muitas pessoas preferem permanecer na zona de conforto, fazendo sempre as mesmas coisas, justamente por conta dessa possibilidade de as coisas não saírem conforme o esperado. Vale lembrar, entretanto, que é impossível obter resultados diferentes fazendo sempre as mesmas coisas.

Mais importante que evitar riscos, portanto, é saber como recomeçar quando algo não sai de acordo com o planejado. Muitas grandes ideias só puderam se concretizar graças ao aprendizado e o amadurecimento trazidos por algo que deu errado. Para que isso seja possível, é preciso ter Inteligência Emocional para lidar com o fracasso e transformar os erros em novas atitudes.

Como recomeçar a vida profissional

Reveja suas ações

Avalie sua experiência de fracasso desde o início do projeto, revisando suas ações e refletindo sobre o que poderia ter sido diferente, o que faltou planejar e quais foram os excessos e ausências. Faça essa avaliação de maneira racional, sem envolvimento emocional.

Aprenda com os fracassos

Toda experiência, seja ela positiva ou negativa, traz um aprendizado capaz de fazer o indivíduo mudar e evoluir. Para que isso aconteça, é necessário entender o que a experiência pode ensinar e trazer esse aprendizado para sua vida, evitando repetir os mesmos erros.

Trace um novo caminho

Planeje uma caminhada diferente daquela que trouxe frustração. Construa uma rota melhorada e tenha paciência para tentar mais uma, duas ou mesmo dez vezes.

Confie em você

Não deixe que a experiência traga sensação de incapacidade e derrota. Em vez disso, relembre de todos os momentos em que você alcançou o sucesso e foi vitorioso, trazendo consciência para sua competência e seu potencial. É impossível realizar qualquer coisa se você não se sentir confiante e capaz.

Descubra quais são seus motivadores

Existem diversos fatores que trazem satisfação profissional, e ter consciência do que mantém você motivado é essencial para explorar ainda mais esses aspectos e se sentir realizado. Alguns dos principais motivadores são: segurança, aprendizado, amizades, disciplina, reconhecimento, recompensa financeira e liberdade.

Saiba enxergar oportunidades

Em vez de ficar preso a uma ideia que não deu certo, saiba enxergar as oportunidades que a vida — e, muitas vezes, o próprio fracasso — traz. Se você ficar limitado a enxergar apenas o que ficou para trás, nunca conseguirá se abrir para o novo.

Planeje

Elabore um Plano de Negócios e defina o que você quer para sua vida profissional. Encontre o propósito maior por trás das suas atividades, sabendo que você pode fazer a diferença no mundo por meio do seu trabalho.

Prepare-se

Estude, atualize-se, prepare seu currículo, construa um bom networking, organize-se financeiramente, prepare-se para entrevistas e para uma nova etapa na sua vida.

Posts Relacionados

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter