7 dicas para motivação de equipes

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

Uma empresa rende mais e conquista os melhores resultados quando todos os funcionários trabalham em conjunto e em perfeito alinhamento com os objetivos estabelecidos. E um bom líder sabe muito bem disso.

Não basta apenas mandar e delegar tarefas: é preciso trazer todos os profissionais para o lado do líder e dar a motivação necessária para que cada pessoa se entregue ao máximo no dia a dia. Esta tarefa, entretanto, não é tão simples quanto parece. Motivar equipes requer preparo e utilização das técnicas certas para que as metas sejam alcançadas.

Tanto para quem já é chefe há anos quanto para quem conquistou recentemente uma posição de liderança, a capacidade de motivar equipes é essencial para o sucesso da empresa — especialmente em épocas de crise econômica, na qual a concorrência é mais acirrada e é necessário apresentar diferenciais no mercado.

Confira 7 dicas para motivar equipes

O papel de um líder moderno é totalmente oposto à figura do chefe tradicional, que só manda e não liga para os funcionários. Confira a seguir sete dicas para motivar equipes que todo líder deve colocar em prática:

1- Tenha a equipe a seu lado

O antigo padrão do chefe isolado em sua sala deve ser abandonado. Um líder moderno tem os liderados a seu lado, e é capaz de entender as necessidades da equipe que gerencia. Além disso, para aproximar ainda mais as pessoas dos diferentes setores da empresa, o líder deve investir em atividades recreativas para integrar os colaboradores e descontrair o ambiente.

2- Valorize os feedbacks

Um bom líder sabe cobrar resultados e criticar quando a situação exige, mas também sabe elogiar quando é preciso. Todo funcionário gosta de receber um feedback positivo após um trabalho bem feito, e isso o motiva a sempre se dedicar a entregar bons resultados. O feedback, portanto, só trará aspectos positivos ao ambiente.

3- Seja o “mentor” da sua equipe

Uma excelente estratégia de liderança e motivação é a contribuição para o aprendizado e desenvolvimento dos funcionários por meio da participação em cursos. Além de transmitir uma imagem positiva e valiosa para todos os colaboradores, que passarão a enxergar a empresa como uma parceira, este investimento terá como retorno o aproveitamento de novas competências dos funcionários.

4- Estimule a participação da equipe

É muito comum que um funcionário tenha uma ideia brilhante e que pode resolver os problemas da empresa, mas não se sente motivado ou confortável para propor suas ideias com a equipe. O papel do líder é justamente de estimular a participação das pessoas no ambiente criativo da empresa, uma vez que ninguém melhor que o próprio funcionário para apontar falhas e oportunidades para a empresa em que trabalha.

5- Faça parcerias

O líder moderno não olha apenas para o resultado do trabalho e os números da empresa, mas para todo o ambiente responsável por motivar e/ou desmotivar os funcionários. Uma boa saída para motivar a equipe é pensar no bem-estar dos colaboradores, oferecendo cursos, descontos em restaurantes, em escolas de idiomas, academias, entre outras opções.

6- Comemore com a equipe

A empresa fechou o ano com resultados além da expectativa? Comemore com seus funcionários! Essa celebração pode ser realizada com almoços especiais, folgas, happy hours etc. Este tipo de atitude é uma verdadeira mensagem motivacional que a empresa passa para cada funcionário.

7- Fique de olho nos problemas

Quando o funcionário começa o expediente já chateado por enfrentar os mesmos problemas de sempre, a motivação fica cada vez mais distante. O papel do líder é justamente o de antecipar as reclamações, observar as falhas e corrigir os problemas da empresa o quanto antes. Com um ambiente de trabalho positivo, a motivação cresce e os colaboradores se posicionam com maior interesse.

Imagem: © Depositphotos.com / racorn

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter