7 dicas de como ser uma pessoa mais sociável e deixar de lado a antipatia

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / baranq A antipatia e a simpatia são respostas às interações humanas, e ninguém consegue ser simpático ou antipático o tempo todo.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, ninguém pode ser simpático ou antipático o tempo todo. Algumas pessoas podem ser mais tímidas, introvertidas e inseguras, mas sempre apresentam respostas simpáticas e positivas diante de determinadas pessoas ou situações. O contrário também acontece, e pessoas extrovertidas e animadas podem se fechar em alguns momentos. A antipatia ou simpatia são respostas às interações humanas, e envolvem diversos fatores e variáveis.

O que gera simpatia ou antipatia?

Diversos fatores podem gerar uma resposta negativa, tais como a personalidade, a aparência, o humor, a competição e o histórico emocional. Também existem vários fatores que disparam sentimentos positivos, como a identificação com a personalidade, gostos e sonhos em comum, admiração, compaixão e união por uma mesma causa.

Sempre que você se relaciona com alguém, ativa todo o seu conteúdo emocional — que pode desencadear lembranças de dor ou de amor, de alegria ou tristeza, medo ou coragem. Se você teve uma mãe muito controladora, por exemplo, pode se sentir profundamente irritado ao interagir com uma pessoa que age como se fosse dona da razão e não dá espaço para ninguém falar.

Isso significa que a habilidade de ser sociável tem muito mais relação com o autoconhecimento do que com a simpatia. Se relacionar com os outros depende especialmente com a capacidade individual de refletir sobre as próprias emoções e compreender sua história de vida.

Como ser mais sociável por meio do autoconhecimento

Conheça-se

O primeiro passo para adquirir autoconhecimento e ser mais sociável é conhecer profundamente sua personalidade, bem como suas habilidades, limitações e história de vida. Isso porque as pessoas são espelhos que refletem justamente o que somos: muitas vezes nos irritamos ou não simpatizamos com alguém simplesmente porque a pessoa é igual a nós, ou é algo que gostaríamos de ser.

Ame-se

Aprenda a gostar de quem você é, com todos os seus pontos fortes e fracos. Se você não se aceita como é, terá muita dificuldade em aceitar as pessoas como são, achando sempre que o problema é com os outros.

Tenha autoconfiança

Todo mundo tem uma boa história para contar, com bons exemplos e ensinamentos. Quando você confia em si mesmo, perde a necessidade de se comparar e competir com as pessoas.

Respeite as diferenças

Tenha consciência que cada pessoa tem luz e sombra. A partir desse conhecimento, aprenda a conviver e respeitar as diferenças entre os indivíduos, deixando de criar expectativas e frustrações nas relações.

Não tenha medo de errar

Muitas pessoas preferem se isolar do que correr o risco de falar uma besteira e errar publicamente. O ser humano erra, e você obviamente errará muitas vezes, mas ninguém deixará de te aceitar ou te amar por um erro. Entenda que você é imperfeito, assim como todas as pessoas.

Seja você mesmo

Não se esforce para ser diferente: cada ser tem sua própria vivência e história, e as pessoas irão gostar de você da maneira como você é. Todas as pessoas são diferentes e únicas, e não é necessário gostar de todas elas: seja você mesmo e cerque-se de pessoas que gostem de você por aquilo que você é.

Encontre suas respostas

Reflita porque você não gosta de uma pessoa, quais sentimentos ela gera em você, o que falta você aceitar ou perdoar. Isso é importante não somente para construir uma relação positiva, mas para aumentar seu autoconhecimento e resolver os seus conflitos internos.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter