© Depositphotos.com / SkyNet O nível de comprometimento do funcionário com a empresa está totalmente relacionado ao sucesso profissional.

Por mais que você seja uma pessoa extremamente romântica e apaixonada, o relacionamento amoroso só vai dar certo se houver comprometimento. Isso também se aplica na relação entre funcionário e empresa: muito mais do que bater metas e cumprir prazos, é preciso estar comprometido com o trabalho para se destacar e se desenvolver profissionalmente.

Um contrato de trabalho entre empresa e colaborador é um acordo em que ambas as partes doam e recebem. Quando um lado não cumpre seus compromissos, o outro sofre consequências e, com o tempo, o acordo deixa de fazer sentido, correndo o risco de um rompimento.

O nível de comprometimento, o vínculo e a responsabilidade com a empresa e as atividades profissionais estão totalmente relacionados à motivação no trabalho. Nesse sentido, é essencial que os colaboradores se mantenham motivados para vestir a camisa da empresa.

Níveis de comprometimento

Alguns especialistas indicam três níveis de comprometimento entre uma organização e os trabalhadores. São eles:

  • Comprometimento afetivo: o trabalhador tem uma relação emocional com a empresa e deseja permanecer nela;
  • Comprometimento instrumental: o colaborador compreende que precisa de uma remuneração salarial, e ficará prejudicado se sair da empresa;
  • Comprometimento normativo: o comprometimento existe porque os funcionários entendem que são forçados a continuar na organização.

Como se manter comprometido no trabalho

Encontre um propósito

Descubra qual a razão de existência da empresa, quantas pessoas ela ajuda e qual seu papel nesse contexto.

Reconheça os ganhos

Tenha em mente que você trabalha para suprir suas necessidades básicas e para realizar seus sonhos. Perceba quantos ganhos existem por trás do seu trabalho e deixe que seus sonhos sejam responsáveis por sua motivação.

Seja pontual

Esteja atento aos horários e evite atrasos — tanto para chegar no trabalho como na entrega de relatórios ou para entrar em reuniões. Ao ser pontual, você transmite comprometimento e respeito. Caso perceba que não será possível cumprir com um compromisso no horário, ligue ou peça para ligarem informando sobre o atraso.

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 15% do brasileiros – 30 milhões de pessoas – sofrem com a dor. Ou seja, precisamos realmente prestar atenção nos sintomas dessa condição e nas causas emocionais que podem influenciar seu surgimento.

Leia Mais ►

Pesquisar online uma reação física qualquer é algo fácil, até automático, certo? Porém, essa “curiosidade” tem limite e quando ele é ultrapassado, surge a hipocondria.

Leia Mais ►

A interação entre fatores genéticos, ambientais e psicológicos podem levar ao desenvolvimento dessa doença silenciosa. Porém, são os fatores psicológicos e emocionais que funcionam como um gatilho para o transtorno vir à tona.

Leia Mais ►

Inscreva-se para receber nossa newsletter