7 dicas de como lidar com pessoas que falam demais no ambiente de trabalho

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / blackcurrent Pessoas que falam demais podem prejudicar a concentração dos colegas de trabalho e reduzir a produtividade de toda a equipe.

Todo mundo tem um amigo tagarela, que gosta de contar suas histórias e tem dificuldade para ouvir o que os outros têm a dizer. Esse tipo de pessoa é aquele que conversa sozinho: pergunta, responde, dá opinião, critica e conclui sem dar uma pausa para que ocorra uma troca de informações. Os tagarelas misturam vários assuntos, falam de situações constrangedoras e inadequadas, não se importam com a opinião dos outros e dificilmente concluem um pensamento, dificultando a conversa.

Como lidar com um tagarela no trabalho

Pessoas que falam demais no ambiente de trabalho podem tirar a concentração dos colegas e fazer com que todos percam tempo. Além de tomar cuidado para não ter a produtividade prejudicada, é preciso ter paciência para lidar com pessoas que falam demais, de modo a evitar ter o humor e a energia alterados pela convivência com essas pessoas.

Uma vez que interromper uma conversa é considerado seja considerado desagradável, você pode utilizar outras abordagens para lidar com um tagarela no trabalho. Confira algumas dicas a seguir:

Compreenda as causas do falatório

O tagarela tem uma grande necessidade de ser ouvidos, de receber atenção e preencher seus conflitos emocionais com a energia dos outros. Compreender isso pode te deixar mais tolerante e menos irritado, já que a pessoa geralmente não tem culpa e nem consciência disso.

Em geral, crianças que cresceram sem poder falar nada e sem espaço para opinar tendem a se tornar adultos reprimidos e que precisam da atenção dos outros para se sentirem amados.

Não fique com peso na consciência

Os tagarelas falam tanto e com tantas pessoas que, muitas vezes, nem percebem quando são cortados. Eles sempre encontram outra pessoa para falar mais, pois estão apenas em busca de atenção. A dica, portanto, é um encontrar uma forma educada de dizer que precisa fazer outra coisa e peça licença sem se sentir culpado.

Encontre seu espaço

Uma pessoa tagarela dificilmente dá espaço para você se expressar. Portanto, peça licença para falar e, se a pessoa te interromper, diga que ainda não concluiu e termine o assunto. Aos poucos, a pessoa perceberá que precisa ceder.

Seja breve

Se a pessoa é daquelas que te fica muito tempo falando sobre assuntos que não te interessam, responda apenas coisas básicas como “sinto muito”, “espero que passe”, “que legal” ou “tudo dará certo”. Não se prolongue com perguntas.

Mude o foco

Todas as pessoas têm pontos positivos e negativos, e o que muda sua relação com elas é justamente onde você coloca a sua atenção. Tente encontrar qualidades no tagarela e dê a chance de ele mostrar quem realmente é, apesar de falar muito.

Afaste-se e ajude

Se a situação for insustentável e for possível, simplesmente afaste-se do tagarela. Se ele perguntar o motivo de seu distanciamento, entenda que ele estará aberto a ouvir e aproveite para expor sua percepção de maneira educada.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Se você quer desenvolver sua Inteligência Emocional para construir relações saudáveis e aprender a lidar com pessoas de diferentes tipos, conheça o Método LOTUS e permita-se ser mais flexível.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter