6 dicas de como superar o desequilíbrio emocional no ambiente de trabalho

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© Depositphotos.com / AndreyPopov Uma pessoa emocionalmente desequilibrada tende a projetar seus problemas em todas as áreas da vida, e é necessário ter Inteligência Emocional para superar a situação.

Separar a vida pessoal da vida profissional pode ser um desafio, e é muito comum que as pessoas levem os problemas do trabalho para casa e vice-versa. Uma pessoa que está desequilibrada emocionalmente tende a projetar esse problema em todas as áreas da sua vida, pois esse é o estado interior em que ela está conectada.

Ter controle emocional é fundamental para superar esta situação e não ter seu desempenho profissional prejudicado. Ao compreender suas emoções e aprender como controlar e direcionar cada uma delas, a pessoa se torna capaz de expressar o que sente e compreender como os outros estão se sentindo. Isso possibilita uma postura profissional equilibrada.

Autocontrole no ambiente de trabalho

Ter autocontrole no ambiente de trabalho é tão importante quanto ter experiência e habilidades técnicas. Nesse sentido, a Inteligência Emocional é um dos principais diferenciais que um profissional pode apresentar, uma vez que saber administrar as emoções é fundamental para superar um momento de desequilíbrio emocional e lidar com a pressão do dia a dia.

Uma pessoa emocionalmente desequilibrada tende a desenvolver um comportamento agressivo, podendo explodir a qualquer momento e criando uma relação de medo e distanciamento. Quem está nesse estado apresenta dificuldade para lidar com imprevistos e passar por cima de frustrações.

6 dicas para superar o desequilíbrio emocional

Não abale sua autoconfiança

Passar por um problema emocional não significa que você não é um bom profissional e que não possui qualidades e talentos. Não generalize as coisas e não permita que os seus problemas abalem a sua autoestima e autoconfiança. Saiba separar as coisas e encontre nas suas realizações a força necessária para se equilibrar.

Organize-se

Uma das melhores maneiras de se organizar internamente é organizando a parte externa. Coloque todas as suas coisas no lugar, arrume as gavetas e jogue fora o que não é mais útil. Faça essa limpeza no escritório, no seu carro e na sua casa.

Encontre a causa do desequilíbrio

O excesso de atividades impede que os indivíduos consigam dar a devida atenção às situações que causam desequilíbrio. Com isso, a tendência é fingir que nada está acontecendo e acabar se sobrecarregando ainda mais. Por isso, é importante que você descubra o que está causando o desequilíbrio e encontre formas de se reequilibrar.

Menos pessimismo

Sempre que você reclama de alguma coisa, você se conecta com a negatividade e causa ainda mais desequilíbrio interior. Tire o foco do que está errado e olhe para o que está bom e para os acertos. Além disso, afaste-se de pessoas que só reclamam, pois elas são contagiosas e a convivência faz com que você também passe a enxergar somente o lado negativo das coisas.

Controle as emoções

Cuidado para não projetar e descontar seus problemas nas pessoas erradas. Algumas situações podem fazer com que você seja dominado pela raiva, tristeza ou qualquer outra emoção que pode fazer com que você diga ou faça coisas por impulso, especialmente se você estiver emocionalmente desequilibrado. Ao perceber que está sendo dominado por uma emoção, mantenha a calma e afaste-se antes de tomar qualquer atitude.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Se você quer equilibrar seu emocional e aprender a administrar seus sentimentos, conheça o Método Lotus: são três dias dedicados ao desenvolvimento de sua Inteligência Emocional, das habilidades interpessoais e do autoconhecimento.

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