6 dicas de como lidar com a solidão amorosa

Publicado em: 10/11/2016 Por: Equipe SBie

© Depositphotos.com / evgenyataman A solidão pode ser causada pela falta de amor próprio e a necessidade constante de se sentir amado.

Por mais que a maioria das pessoas associe a solidão a pessoas que vivem sozinhas e/ou estão solteiras, mesmo quem vive a dois pode se sentir solitário. Isso acontece porque a solidão é um estado interno e que não depende tanto do mundo exterior: você pode estar cercado de pessoas e se sentir sozinho e solitário, da mesma forma que pode estar sozinho e se sentir completo.

É claro que algumas condições externas podem contribuir para uma pessoa sentir a dor da solidão, mas o principal fator que leva a este sentimento é a falta de amor próprio e a necessidade de se sentir feliz e amado. Nesse sentido, assumir a responsabilidade sobre seus sentimentos e se autoconhecer é fundamental para vencer o estado de solidão.

Como lidar com a solidão

Descubra o lado bom da solidão

Estar solteiro e ficar sozinho traz vantagens e desvantagens, assim como estar casado ou em um relacionamento. Caso você foque na solidão, certamente atrairá mais solidão. Portanto, procure perceber as vantagens em estar sozinho e aproveite as oportunidades que surgirem — afinal, quando você estiver com alguém, elas não existirão mais.

Goste de estar com você

Antes de ser feliz com outra pessoa, você precisa aprender a ser feliz sozinho. Descubra formas de ficar bem com você e aprenda a não precisar de ninguém para se sentir feliz. Quando você gosta da sua própria companhia, outras pessoas também gostarão de ficar com você. Você só encontrará uma pessoa que te ame e valorize verdadeiramente quando souber amar e valorizar a si mesmo.

Realize seus sonhos

Não deixe de realizar seus sonhos apenas porque está sozinho. Se você quer conhecer um país, por exemplo, viaje sozinho. Nunca condicione seus sonhos e sua felicidade a um relacionamento ou a outras pessoas.

Veja o lado bom da vida

Pessoas solitárias reclamam por natureza, sempre colocando a atenção naquilo que está errado. Para sair dessa situação, comece a enxergar quantas coisas maravilhosas você tem na vida e quantas oportunidades aparecem no seu caminho. Agradeça aquilo que você já tem e pare de buscar apenas o que falta. A gratidão é a grande chave para se afastar da tristeza e da solidão.

Mude o foco

Procure coisas que tirem o foco da sua solidão. Invista em um novo corte de cabelo, em uma viagem, um curso, um esporte ou qualquer outra atividade que traga prazer. Resgate seus hobbies e velhos hábitos: vá ao cinema, saia para dançar, vá ao salão de beleza, saia com amigos que não vê há tempos, acorde mais cedo ou mais tarde, coma aquela guloseima que adora e aprenda a gostar de estar com você mesmo.

Autoconhecimento

Processos terapêuticos e treinamentos de Inteligência Emocional são ferramentas que trabalham o autoconhecimento e o amor próprio de maneira profunda. O Método LOTUS é um treinamento que traz visão ampla da sua vida e o entendimento de como você pode se libertar de crenças limitantes e comportamentos que paralisam sua vida.

A grande oportunidade
de mudar sua vida!

Pesquisas constatam que pessoas com alto grau de
Inteligência Emocional são mais realizadas e felizes.