6 dicas de como lidar com pessoas difíceis e arrogantes

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / Wavebreakmedia Pessoas arrogantes são um dos tipos mais difíceis de conviver, pois elas têm necessidade de ter sempre razão e estar acima dos outros.

No dia a dia, é necessário lidar com pessoas de personalidades que nem sempre nos agradam. Isso acontece porque os indivíduos aprendem diferentes valores ao longo de seus anos de desenvolvimento e, como consequência, cada pessoa tem a sua verdade e sua maneira de enxergar a vida. Para que a convivência em sociedade seja pacífica e positiva, com relacionamentos saudáveis e construtivos, é fundamental aprender a lidar com esses vários tipos de personalidade.

As pessoas arrogantes estão entre os tipos mais difíceis de conviver, pois o arrogante tem a necessidade de se sentir superior aos demais e nunca dá o braço a torcer. O grande problema é que, para se sentir bom o suficiente, este indivíduo normalmente inferioriza as outras pessoas e age como dono da verdade, tornando-se uma companhia desagradável.

Projeção emocional

No fundo, os arrogantes são pessoas com baixa autoestima e, justamente por isso, sentem necessidade de ser superior aos outros para que ninguém descubra suas inseguranças.

Pode ser extremamente cansativo conviver com pessoas que precisam provar a todo momento que são melhores e que acham que somente suas ideias são boas. Para a Inteligência Emocional, tudo o que vemos no outro é uma projeção do nosso inconsciente e geralmente temos dificuldade de lidar com alguém por causa de uma das seguintes razões:

  • Temos as mesmas características que a pessoa, e não aprovamos isso em nós mesmos;
  • Gostaríamos de ter alguma característica que a pessoa possui;
  • A pessoa tem comportamentos iguais aos de nossos pais.

Identificar o que está causando tanto incômodo é o primeiro passo para aprender a lidar com pessoas difíceis e arrogantes. Reflita sobre os motivos que fazem essa pessoa te afetar tanto e identifique se existe alguma projeção em relação a ela.

Como lidar com pessoas arrogantes

Escolha ser feliz

As pessoas arrogantes vivem para ter razão, e preferem estar com a razão do que encontrar felicidade. Enquanto todos não aceitam e reconhecem que ele está certo, o arrogante causa polêmica e discórdias, estragando qualquer momento de felicidade. O segredo é não competir e não entrar em disputa: quanto mais você bater de frente, mais arrogante a pessoa será. Por isso, deixe o orgulho de lado e escolha ser feliz, pacificando a discussão.

Mude o foco

Todas as pessoas têm pontos positivos e negativos, e o que muda sua relação com elas é justamente onde você coloca sua atenção. Se você enxerga somente o lado arrogante de uma pessoa, acaba perdendo a chance de ver quem ela realmente é.

Aceite as diferenças

Se você viver esperando que as pessoas sejam como você, dificilmente construirá relações saudáveis. Aprenda a somar em suas relações, percebendo de que forma o outro pode contribuir para sua vida.

Tenha compaixão

Todas as pessoas têm histórias e convicções diferentes. Por isso, o ideal é compreender o indivíduo, o contexto que ele vive e seus valores pessoais. Em vez de ficar apenas julgando, procure conhecer a história de vida do arrogante e, assim, entender seu comportamento. Aceite e respeite a forma de ser do outro.

Ajude sempre que possível

Converse seriamente com a pessoa arrogante, sem fazer críticas. Diga o quanto ela é importante e especial, mesmo se não tiver razão o tempo todo. Destaque a importância de respeitar a opinião dos outros, sem deixar as nossas de lado.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Para se relacionar positivamente, é necessário saber lidar com todos os perfis de pessoa. Se você quer desenvolver sua Inteligência Emocional para construir relações saudáveis, conheça o Método LOTUS e permita-se ser mais flexível.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter