6 dicas de como enfrentar o preconceito contra a gravidez na adolescência

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / diego_cervo Segundo uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, cerca de 1,1 milhões de adolescentes engravidam todos os anos no Brasil.

A gravidez traz mudanças radicais à vida de um casal — especialmente para a mulher, que precisa lidar com diversas transformações hormonais e alterações no corpo. Quando a chegada do bebê ocorre durante a adolescência, tudo fica ainda mais difícil, pois a adolescência em si já é uma fase da vida muito complicada.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 1,1 milhão de adolescentes engravidam todos os anos no Brasil e, de todos os partos realizados no país, 25% são de adolescentes. O impacto social e psicológico na vida de uma adolescente que descobre que está grávida é enorme, pois a responsabilidade pela vida de uma criança é uma preocupação que a adolescente não estava preparada para lidar.

No âmbito social, a gestação e a chegada de um bebê afetam diretamente sua rotina e seus deveres. Como consequência, a adolescente pode apresentar problemas emocionais, educacionais e comportamentais.

Dicas de como enfrentar as dificuldades de uma gravidez precoce

Converse com seus pais

Um dos maiores desafios de uma gestação durante a adolescência é assumir o papel de mãe após uma vida inteira sendo apenas filho. Este pode ser um processo dolorido e, para enfrenta-lo, é fundamental que sua história com seus pais esteja bem resolvida e sem qualquer tipo de mágoa e tristeza. O diálogo é o melhor caminho durante essa fase.

Cuide de suas emoções

É normal ter medo do futuro, da hora do parto, de não dar conta da maternidade e de passar por tantas mudanças no corpo. Faça uma lista e crie estratégias para lidar com todas essas questões que trazem ansiedade. Ao analisar seus medos e enfrenta-los, você passará a ter maior controle sobre a situação.

Converse com o seu bebê

Crie o hábito de falar o que sente para seu bebê, enquanto ele ainda estiver na barriga. Conte como foi seu dia, explique sobre como você está se sentindo e comece a criar uma relação positiva, que transmita coragem e confiança para ambos.

Cuide de você

De atenção à alimentação para controlar o peso e faça exercícios de baixo impacto — como caminhada, hidroginástica e yoga. E não descuide dos estudos: use a chegada do bebê como mola propulsora para realizar seus sonhos.

Entenda seus familiares

Você ouvirá críticas, e é inevitável que seus familiares fiquem surpresos e preocupados com uma gravidez precoce e não planejada. Entenda que eles irão fazer críticas por se sentirem culpados e pensarem que não te orientaram o suficiente. Aceite todas essas críticas em vez de rejeita-las e brigar com todos.

Saiba que você não está sozinha

Tenha em mente que existem outras milhares de pessoas que estão passando pelo mesmo processo que você. Procure grupos de gestantes para trocar experiências e dicas. Jamais enfrente esse momento sozinha.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de identificar, compreender

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter