5 Dicas para recuperar a autoestima feminina

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

 

© Depositphotos.com / Daxiao_Productions Para sempre manter a sua autoestima, é muito importante se aceitar e evitar comparações com outras mulheres.

A maioria das pessoas associa autoestima com beleza, boa aparência, um corpo perfeito e se vestir de maneira sofisticada. Porém, na realidade, a autoestima está intimamente ligada ao autoconhecimento – muito mais do que à aparência em si. A autoestima feminina pode ser abalada pela dificuldade em se aceitar, pelo sentimento de interiorização e o hábito de se comparar o tempo todo.

Bruna Legnaioli, especialista em Inteligência Emocional e membro da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (SBie), diz que muitas mulheres não se amam porque não se conhecem. “Desde criança aprendemos que precisamos ser cada vez melhores e que não podemos errar. Com isso, vivemos em busca da perfeição e acabamos nos frustrando. Além de não sobrar tempo para nos autoconhecer, acabamos anulando o que temos de melhor, de positivo, como os nossos dons e talentos natos”, explica.

Confira 5 dicas práticas para recuperar a autoestima

Aproxime-se de você

O autoconhecimento é o primeiro passo para fortalecer a autoestima. Tire um tempo e olhe para si mesma com o objetivo de se conhecer e se aproximar da sua essência. Uma pessoa com autoconhecimento possui a consciência que carrega muitas coisas positivas e é capaz de lidar com suas características negativas, buscando sempre melhorá-las. Dessa maneira, ao invés de perder energia lutando contra si própria, você cria ferramentas para se aprimorar.

Evite comparações

Entenda que cada pessoa é única e não fique se comparando com outras mulheres. Ao se comparar, você diz silenciosamente que “não se ama” e “não se aceita”. E, apesar de ser em silêncio e de forma inconsciente, essa voz interna reverbera dentro de você e cria um movimento de autoflagelação emocional.  

Cuidado com o perfeccionismo

O perfeccionismo é um inimigo que pode aparecer fantasiado como uma característica positiva, como a minúcia e o rigor. É muito importante ter cuidado para não se criticar e se condenar o tempo todo por pequenos erros e deslizes. É fundamental abrir mão da necessidade de ser perfeita e entender que errar é importante para o desenvolvimento humano. Reflita sobre seus erros sem alimentar a culpa, definindo o que é possível fazer de diferente na próxima vez. Crie novas possibilidades de pensar e agir, sem deixar que os erros abalem sua autoestima.

Tenha autorresponsabilidade

Crie a consciência de que você é a única responsável pela sua felicidade. Se você quer ser mais valorizada pelo seu marido, filhos, chefe ou colegas de trabalho, passe a se valorizar mais. Comece a dar a si mesma o que está buscando nos outros e não deposite a sua felicidade em ninguém além de si mesma.

Cuide das suas raízes

Estar em paz com o seu passado e história de vida é fundamental para lidar de maneira mais saudável com você mesma. Nossas relações primárias são as nossas principais fontes de amor e, se temos algum tipo de problema com essa questão, acabamos projetando esse sentimento nas relações atuais.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Controlar e entender as próprias emoções é fundamental para elas não interfiram de maneira negativa nas nossas vidas. Entender como as emoções interagem na sua rotina permite que você consiga agir, ao invés de reagir, ou seja: você passa a escolher de maneira consciente os seus comportamentos e não será mais refém de si mesma.

 

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter