5 dicas de como ter uma mente criativa para os negócios

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / alphaspirit A habilidade de ser criativo pode ser desenvolvida e aperfeiçoada, de modo a deixar todas as ideias fluírem.

Uma mente criativa é uma mente ilimitada. O pensamento criativo surge do hábito de enxergar além das possibilidades, e este é um importante diferencial no mundo dos negócios. Muitas pessoas, porém, acham que não são criativas e acabam acreditando nisso como se fosse uma verdade absoluta. Como consequência, a criatividade acaba bloqueada e inibida.

A criatividade é uma habilidade que pode ser desenvolvida e aperfeiçoada. O primeiro passo para fazer isso é deixar todas as ideias fluírem, mesmo as mais absurdas. O processo de filtrar o que é realista e viável deve vir apenas depois.

Armadilhas de uma mente criativa

Alguns fatores podem estar anulando sua criatividade. Os dois maiores inimigos da mente criativa são a falta de autoconfiança e o excesso de rigidez: pessoas sem autoconfiança tendem a não arriscar e fazer sempre a mesma coisa, enquanto os metódicos são inflexíveis em sua rotina, bloqueando o processo criativo. Por isso, tente se cobrar menos e identifique quais regras e procedimentos podem estar atrapalhando sua criatividade.

5 dicas para desenvolver uma mente criativa

Saia do automático

Para estimular a criatividade, saia da sua zona de conforto e permita-se fazer coisas diferentes do habitual, criando novos caminhos neurais na sua mente. Troque o relógio de pulso, coma a sobremesa antes do almoço, inverta a ordem no banho e de atividades do cotidiano que você costuma fazer de forma automática.

Aprenda algo novo todos os dias

Toda vez que você faz algo novo, sua mente transita por diferentes padrões, que ampliam sua capacidade de enxergar além do comum. Durante o processo criativo, o cérebro trabalha de maneira diferente do que está habituado e descobre caminhos alternativos para encontrar soluções. Portanto, faça coisas novas todos os dias, mesmo que estejam relacionadas às suas atividades rotineiras.

Comunique-se

Quantas ideias já surgiram a partir de uma conversa com um amigo, familiar, colega de trabalho? Compartilhe suas ideias e esteja aberto a ouvir sugestões, conselhos e críticas. Ser um bom ouvinte permite que você aprenda com a experiência do outro, oferecendo uma visão mais ampla do que seus olhos alcançam.

Tenha curiosidade de criança

O aprendizado estimula o cérebro a se movimentar para o novo. Não se limite a buscar experiências que estejam relacionadas a seus hábitos e estilo de vida: conheça novas culturas, leia coisas que não façam parte do seu mundo, vá a lugares que você não frequenta, aprenda coisas novas e tenha interesse por coisas diferentes.

Esvazie a mente

Quando você pensa demais, acaba criando problemas demais. Em geral, a mente humana tende a procurar soluções a todo o momento, e essa urgência faz com que o cérebro funcione de forma cada vez mais automática.

Relaxar, esvaziar a mente e deixar um problema de lado por um momento pode ser a melhor forma de encontrar respostas criativas. Deixe seu cérebro descansar.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter