5 dicas de como desenvolver uma comunicação assertiva no trabalho

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / michaeldb Para ter uma comunicação assertiva no trabalho é essencial apostar no poder de persuasão, ter habilidades de negociação e estar atento à comunicação não-verbal.

Uma comunicação fluida e assertiva é essencial para evitar possíveis transtornos com colegas de trabalho, líderes e clientes. Isso porque a ocorrência frequente de falhas na comunicação compromete a produtividade de toda a empresa, gera perda de tempo, implica em retrabalho e pode ocasionar diversos conflitos dentro da organização.

A falta de cuidado com a comunicação empresarial reflete diretamente nos relacionamentos interpessoais e na motivação dos funcionários. Vale lembrar que a comunicação cumpre um papel fundamental no que diz respeito ao desenvolvimento e ao envolvimento emocional dos colaboradores — que são, acima de tudo, seres humanos repletos de emoções e sentimentos.

Determinante para qualquer setor dentro de uma empresa, a comunicação se faz ainda mais essencial para os líderes, e é importante que os gestores não ajam de forma inflexível, com alterações no tom de voz e reações explosivas. Atitudes assim servem apenas para criar um ambiente de trabalho emocionalmente desequilibrado, deixando os colaboradores intimidados e com medo de manifestar suas ideias e se comunicar diretamente com o chefe.

Dicas para uma comunicação assertiva no trabalho

Aposte no poder da persuasão

A persuasão é um aspecto fundamental na comunicação, sendo definida como uma estratégia construída com argumentos lógicos e capazes de influenciar as pessoas a agirem não apenas pelo lado racional, mas também pelas emoções. Quer desenvolver sua habilidade de persuasão? Conheça alguns livros sobre o poder da persuasão que poderão te ajudar!

Tenha habilidade de negociação

Para evitar ruídos na comunicação, motivar parceiros e entender as reais expectativas das pessoas no ambiente corporativo, é essencial ter habilidade de negociação e saber agir com flexibilidade.

Esteja atento à comunicação não-verbal

Além das palavras, uma boa comunicação exige atenção ao tom de voz e à expressão corporal, tomando cuidado com a sua postura e com a maneira como você se coloca diante das situações.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Para desenvolver sua capacidade de relacionar e se comunicar no ambiente corporativo, se expressando de forma mais assertiva, vale a pena desenvolver sua Inteligência Emocional. Ao aprender a lidar com as emoções, é possível se relacionar de maneira mais saudável e construtiva, trabalhando em harmonia com seus colegas, líderes e liderados.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter