4 dicas para incentivar a autogestão e o engajamento da equipe

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / racorn Implementar uma política de autogestão na empresa melhora a comunicação e o relacionamento entre os colaboradores

Os seres humanos são atraídos por desafios. Por esse motivo, é fundamental que as empresas e gestores reconheçam a importância e incentivem a autogestão para fomentar o engajamento da equipe. Criatividade e inovação são as palavras de ordem para pensar em estratégias que quebram a rotina e tiram o profissional do lugar comum.

Nesse contexto, a autogestão ganha espaço dentro de organizações que se preocupam em engajar equipes e criar cenários promissores para seus colaboradores.

Mas, o que é autogestão e como ela ajuda no engajamento da equipe?

A autogestão é baseada no conceito de que todos os profissionais que compõem a organização tem a capacidade de administrar sua própria rotina e processos de trabalho. As intervenções constantes de gestores pode impactar na autonomia, empoderamento e também no desenvolvimento do colaborador.

Esse sistema com mais autonomia, muda um antigo conceito de que as decisões partem sempre dos superiores e ficam restritas aos profissionais com nível hierárquico mais alto. Com a autogestão, é possível desenvolver o potencial dos funcionários. Assim, eles conseguem decidir e realizar suas tarefas de maneira mais assertiva e aumentar sua produtividade.

Pioneiro da Inteligência Emocional no mundo, Daniel Goleman diz que a autogestão é importantissíma para o desenvolvimento das competências emocionais nas organizações. Em um artigo publicado pelo The New York Times, o psicólogo coloca autogestão como parte dos quatro passos fundamentais para o profissional alcançar a Inteligência Emocional , são eles:

  • Autoconsciência
  • Autogestão
  • Empatia
  • Habilidade social

Dicas para estimular a autogestão e o engajamento da sua equipe

A autogestão permite que os colaboradores, independente do seu setor, cargo ou nível hierárquico, contribua com ideias para o desenvolvimento de projetos específicos ou da própria empresa como um todo. Ao estimular que os funcionários participem de maneira mais ativa dos processos de tomada de decisão, é possível fomentar novas maneiras para a execução de tarefas, tornando os processos mais eficientes e incentivando que os colaboradores busquem o aprimoramento constante. Confira como incentivar a autogestão em três passos:

Incentive o espírito de liderança

Ao incentivar a liderança dos colaboradores, é possível desenvolver diversas habilidades que vão refletir diretamente nos resultados da equipe.

Preze por uma organização mais democrática

Quando todos os funcionários tem espaço para colocar ideias e sugestões, eles se sentem mais inseridos e reconhecidos. Essa prática, além de melhorar o clima, aumenta o engajamento e produtividade da equipe.

Priorize os relacionamentos e a comunicação entre os funcionários

Quando a comunicação entre os colaboradores ocorre sem ruídos a relação interpessoal melhora significativamente. Isso evita discussões desnecessárias, competição entre colegas e melhora o trabalho em equipe.

Invista em Inteligência Emocional

O desenvolvimento das competências emocionais no quadro de funcionários possibilita a evolução dos colaboradores em diversos âmbitos. Hoje, a Inteligência Emocional é considerada essencial para um ambiente de trabalho saudável, harmonioso e produtiva. Conheça o Método LOTUS e mude a maneira como você lida com a sua equipe e carreira.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter