4 dicas de como ter um bom relacionamento com pessoas mal-humoradas

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / SIphotography Quando uma pessoa está emocionalmente desequilibrada, ela se torna mais agressiva e mal-humorada, tornando a convivência mais difícil.

As pessoas são influenciadas por diversos fatores internos e externos que disparam gatilhos responsáveis por suas emoções. Uma noite de insônia, uma obra barulhenta ao lado de casa, o estresse no trabalho, uma briga com alguém e até o congestionamento são alguns fatores externos que podem afetar o humor.

Insegurança, baixa autoestima, mágoa e raiva são exemplos de fatores internos que afetam o humor. Diante desse contexto, é praticamente impossível estar bem-humorado o tempo todo, uma vez que o humor é um reflexo direto das emoções humanas.

Sintomas do mau humor

Quando uma pessoa está emocionalmente desequilibrada, ela se torna mais pessimista, crítica, agressiva e mal-humorada. A longo prazo, esse estado traz perdas na vida pessoal e profissional, uma vez que o mau humor excessivo afeta a motivação, a produtividade e as relações interpessoais. Os principais sintomas do mau humor são:

  • Irritabilidade e agressividade;
  • Intolerância;
  • Antipatia;
  • Incapacidade de ver coisas positivas e tendência a enfatizar os erros das pessoas;
  • Falta de energia;
  • Facilidade para se aborrecer com qualquer coisa;
  • Constância em reclamar de tudo;
  • Tensão e ansiedade;
  • Descontrole emocional.

Dicas para se relacionar com pessoas mal-humoradas

Coloque-se no lugar do outro

Você já tentou entender o que leva o mal-humorado a ser assim? Você sabe o que acontece na vida desta pessoa? Sabe quais são suas lutas e cobranças pessoais? As pessoas têm realidades diferentes, e encontram diferentes formas de projetar suas emoções.

Mude seu foco

Se você só enxerga mau humor na pessoa e evita situações em que precisa lidar com ela, dificilmente conseguirá enxergar o que ela pode oferecer de positivo. Lembre-se que todas as pessoas têm talentos e limitações, e o que muda sua relação com elas é justamente onde você coloca sua atenção. Procure focar no que você pode aprender com essa pessoa e no que ela tem de bom.

Esteja disposto a ajudar

Em vez de apontar os erros e criticar o mau humor de alguém, mostre o lado positivo das coisas e se coloque a disposição para ajudar. Cada vez que a pessoa reclamar, tente mostrar o que a situação tem de positivo, sem ser insistente.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Para se relacionar positivamente, é necessário saber lidar com todos os tipos de pessoas e personalidades. Por isso, desenvolver a Inteligência Emocional é fundamental na vida do ser humano. Se você quer desenvolver e aprimorar a sua Inteligência Emocional, conheça o Método LOTUS e permita-se ser muito mais flexível nos seus relacionamentos.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter