3 dicas para lidar com a pressão e o estresse no trabalho

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / AlexNazaruk O estresse é um dos problemas que mais impacta a produtividade no trabalho

O estresse é considerado um dos grandes vilões da sociedade contemporânea. Porém, dependendo da quantidade, o estresse pode ser algo positivo. Para os pesquisadores da Universidade de Berkeley (Califórnia), o estresse funciona como um importante estimulante para o cérebro. Quando bem administrado, o estresse pode favorecer algumas funções cognitivas.   

Mas, o estresse no trabalho é algo que causa diversos problemas para colaboradores e organizações. Segundo o levantamento da International Stress Management – ISMA-BR,  72% dos profissionais brasileiros sofrem com o problema. Entres os principais sintomas estão:

  • Dores musculares
  • Distúrbios de sono
  • Ansiedade
  • Uso excessivo de medicamentos
  • Excesso de peso

Diante das incertezas ocasionadas pela crise econômica do país, o mercado fica cada vez mais dinâmico e competitivo, exigindo ainda mais dos profissionais. Normalmente, o estresse é gerado pela necessidade de adaptação diante de algo diferente, fora da rotina. Por esse motivo, não é algo que se deva lutar contra e sim, administrar de maneira assertiva.

Preste atenção aos sinais do seu corpo

O estresse pode levar um profissional produtivo a um estado de esgotamento completo. Para que isso não ocorra, é necessário prestar atenção aos sinais que o corpo transmite e também a frequência desses sintomas. São eles:

  • Dor de cabeça
  • Dificuldade para dormir
  • Apetite desregulado
  • Variações bruscas de humor
  • Dificuldade para relaxar quando não está trabalhando

Como amenizar o estresse no trabalho?

Cuide da sua saúde física

A saúde emocional, mental e física estão sempre interligadas. Por esse motivo, quem está passando por um período de muito estresse precisa se dedicar para cuidar do próprio corpo. Aquela tríade fundamental para ter qualidade de vida precisa entrar nas prioridades: dormir bem, se alimentar de maneira equilibrada e praticar atividades físicas.

Organize sua rotina

Para evitar que todas as demandas e compromissos te “engulam”, é fundamental fazer uma gestão inteligente do seu tempo. Organize-se, determine dias e horários para cada tarefa e cumpra com seu cronograma.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Como qualquer disfunção emocional, o estresse nasce de dentro para fora e, por esse motivo, é importante trabalhar as questões emocionais que geram o problema. Para administrar sua carreira de maneira funcional e evitar o estresse, é importante desenvolver sua Inteligência Emocional.

Assim, você cria ferramentas para organizar sua rotina de maneira assertiva, lidar com as suas emoções de forma coerente e tornar suas relações mais harmoniosas. Quer se livrar do estresse e de outros problemas como ansiedade e insegurança? Conheça o Método LOTUS e elimine o estresse da sua vida.

 

 

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter