10 dicas para conquistar a confiança da equipe de trabalho

Publicado em: 22/10/2015 Por: SBie

Se você é líder ou gestor, provavelmente tem que lidar diariamente com o desafio de conquistar a confiança dos seus subordinados. Mas atenção: isso não significa necessariamente se tornar amigo dos membros da sua equipe de trabalho, mas sim inspirar a confiança e a lealdade necessárias para direcionar seus funcionários aos objetivos traçados pela empresa. E como exatamente colocar isso em prática? Quais são os desafios enfrentados nesse momento? Pois confira nossas dicas e aprenda agora mesmo a conquistar a confiança da sua equipe de trabalho:

Aproxime-se dos colaboradores

Mais uma vez, vale a ressalva: aproximar-se da sua equipe de trabalho não significa, necessariamente, que você se tornará o melhor amigo de seus subordinados, ok? Isso, muitas vezes, inclusive chega a ser prejudicial tanto para você como para eles! No entanto, é importante desenvolver uma certa empatia com os membros da equipe, o que significa, por exemplo, que a figura do chefe não deve ser somente autoritária e hierarquicamente superior. Você também deve incluir momentos de compreensão e de descontração no dia a dia da empresa, a fim de não deixar as pressões do cargo subirem à cabeça, além de aproveitar para conhecer melhor seus funcionários.

Esteja aberto a feedbacks

Não são apenas os chefes e líderes de equipe que avaliam seus funcionários no dia a dia da empresa! Eles também são, por sua vez, constantemente avaliados por seus empregados, seja de forma institucionalizada ou informalmente mesmo. De toda forma, o importante é estar aberto para receber todo tipo de crítica, sugestão e elogio. Essa abertura é vital por parte do líder de uma equipe, caso contrário, os funcionários não terão confiança suficiente em suas próprias opiniões para propor mudanças e possíveis aprimoramentos no ambiente de trabalho. Encare essas situações como oportunidades de crescimento pessoal e profissional!

Aprenda a lidar com reclamações

Por falar em feedback, é preciso que um bom líder saiba lidar com opiniões negativas vindas de seus funcionários. Assim, ainda que essas reclamações não sejam feitas diretamente a você, é necessário encará-las sem levar para o lado pessoal. Faça um exercício de gestão e analise o cenário de forma objetiva: se não fosse você o alvo da crítica, o empregado teria razão em reclamar? Há lugar para uma melhoria em sua postura e em suas atitudes em relação aos funcionários da equipe? Reflita sobre essas questões e procure não deixar esse cenário afetar o cotidiano da equipe, afinal, projetos e trabalhos devem continuar rodando normalmente. Aproveite para ler aqui nosso post sobre como tornar seu dia mais produtivo e sem estresse!

Faça críticas e elogios, se pertinentes

Seus funcionários merecem saber quando falharam, bem como quando fizeram um bom trabalho, não acha? Então entenda, de uma vez por todas, que críticas e elogios não prejudicam sua relação com os empregados. Na verdade, o efeito é bem o contrário: quando há abertura suficiente para que essas observações sejam feitas sem estremecer o profissionalismo da relação, haverá maior confiança entre você e sua equipe de trabalho, gerando um ambiente mais produtivo e eficiente.

Mantenha suas promessas

Prometeu uma folga a seus funcionários, deu a entender que haverá aumento de salário no final do ano, avisou que haverá uma contratação em breve para aliviar a carga de trabalho de seus empregados? Se alguma dessas promessas não for mantida, sua equipe perderá imediatamente a confiança em você, o que provavelmente gerará ressentimentos no ambiente de trabalho. Melhor evitar esse tipo de situação, não concorda? Então faça de tudo para não quebrar promessas e seja franco sobre as possibilidades reais que tem a oferecer à sua equipe.

Seja o mais transparente possível

A transparência é um valor que poucos chefes e líderes de equipe têm hoje em dia no ambiente de trabalho. E a verdade é que, por mais que existam temas confidenciais no âmbito de uma empresa, é importante procurar ser o mais transparente possível com seus funcionários. Isso vai além de não fazer falsas promessas, já que envolve também a redução de expectativas, a exposição dos reais direcionamentos que a empresa tem tomado, bem como as estratégias por trás dos projetos executados pelos membros de sua equipe.

Participe do cotidiano de trabalho da equipe

Pouco adianta ser chefe e apenas delegar tarefas. É preciso conhecer de perto o cotidiano de trabalho da sua equipe para ter real empatia por seus funcionários — e eles por você! Assim, carências que antes passavam desapercebidas são descobertas, o trabalho em equipe é estimulado — afinal, até o chefe está colocando a mão na massa! — e seus funcionários passam a ter um maior incentivo no quesito produtividade. Aproveite também para estimular a Inteligência Emocional da sua equipe por meio destas dicas aqui. Assim você terá funcionários mais competentes trabalhando a seu redor e consequentemente diminuirá o número de crises institucionais no time.

Reconheça suas próprias falhas e deficiências

Engana-se quem pensa que um verdadeiro líder de equipe não pode apresentar falhas ou reconhecer seus fracassos. Muito pelo contrário, sua equipe passa a confiar mais em seu trabalho quando você demonstra suas incertezas, dúvidas e falhas. Essa é uma forma de conseguir mais empatia de seus funcionários, que perceberão o fracasso também como uma oportunidade de aprendizado conjunto e de trabalho em equipe.

Evite surpresas nas reuniões

Bons chefes evitam surpresas desagradáveis, colaborando para que seus funcionários estejam sempre preparados para as situações do dia a dia. E uma das formas de colocar isso em prática é organizando com a devida antecedência os temas de pauta para as próximas reuniões. Assim, ao saber exatamente o que será tratado no próximo encontro de equipe, seus funcionários poderão se preparar para demonstrar resultados, evidenciar dificuldades e reconhecer falhas de execução. Dessa forma se evita constrangimentos desnecessários, bem como silêncios constrangedores e falta de produtividade.

Avalie o desempenho da equipe como um todo

Por mais que o desempenho de cada funcionário deva ser analisado por meio de avaliações periódicas de performance, é preciso também verificar como anda a equipe como um todo. Isso significa que o chefe deve considerar e avaliar o desempenho do grupo, sua sinergia no dia a dia da empresa, a cooperação na execução dos projetos, bem como o trabalho em equipe nos momentos de crise. Todos esses aspectos denotam a real situação de seu time e, quando observados, podem acarretar ações concretas de melhora. Isso gera mais confiança e motivação para superar obstáculos no âmbito do time.

Pronto para colocar essas dicas em prática no cotidiano da empresa e aproveitar os benefícios dessa estratégia? Você vai ver como sua equipe de trabalho se tornará mais produtiva e terá mais motivação para seguir seus passos! Tem outras sugestões sobre como inspirar confiança em sua equipe? Deixe sua contribuição nos comentários! Participe!

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